Há alguns anos atrás, prestei consultoria relacionada à logística em uma grande loja de atacado e varejo de SP. Todos os dias, eu reunia no “chão de fábrica”, ou seja, no “chão da loja”, os lideres dos setores de Endereçamento e Expedição. Endereçamento é o local onde são armazenados os produtos comprados pelos clientes e a Expedição é o local onde os clientes retiravam os produtos comprados.
Nessa reunião eu sempre explicava para os lideres a importância de endereçar corretamente as caixas nos seus devidos lugares. Explicava, também, a importância de manter todos os locais limpos para evitar a desorganização e a poluição visual que faziam com que o pessoal desperdiçasse muito tempo na procura dos produtos, dificultando atingirmos a meta estabelecida de entrega de produtos para os clientes.
Assim, todos os dias os lideres faziam o 5S e sua avaliação.
Mas cada dia que passava a situação piorava, embora todos fossem orientados diariamente na forma correta de trabalhar. A sujeira aumentava, os produtos continuavam sendo colocados nos endereços errados, a nossa meta ficava cada vez mais distante de ser atingida e, simplesmente, ninguém parecia estar ligando para condição terrível que o setor apresentava.
Um belo dia, tirei muitas fotos de todas as anormalidades, que também eram muitas, e me reuni com os lideres mostrando a eles as fotos, projetadas enormemente em uma parede, o que estava errado, o porquê de estar errado e qual era o padrão correto.
Diante das imagens, os lideres ficaram visivelmente desconfortáveis e constrangidos.
Daí, nasceu verdadeiramente a vontade de fazer dar certo.
Discutimos, então, o que e como deveríamos fazer para aplicar a disciplina e os padrões estabelecidos pelo 5S e sua manutenção para evitar a reincidência. Com a participação de todos foi elaborado um Plano de Ação robusto e consistente.
À medida que o executávamos o Plano de Ação enfrentando as dificuldades próprias de sua implementação, os efeitos positivos apareciam e o engajamento do time foi aumentando.
Como era de se esperar, o engajamento dos colaboradores, motivado pelos resultados cada vez mais positivos advindos daquele Plano de Ação, não só melhorou a eficiência da entrega do trabalho como melhorou o próprio ambiente e clima organizacionais.
Mas, o mais importante veio depois…
O comprometimento gerado foi responsável pelo desenvolvimento de uma nova mentalidade que consequentemente propiciou o desenvolvimento de habilidades até então adormecidas.
E a favor da minha realização profissional, toda vez que os visito, sempre me apresentam novas melhorias e cujo Plano de Ação surgiu a partir do registro fotográfico do problema, exatamente como no início da nossa jornada.